
Você já reparou que muitas vezes alguns filmes que parecem ter um fraco desempenho nas bilheteiras são autorizados a continuar a fazer sequelas? O merchandising cinematográfico é a razão por detrás dessa aposta das empresas de produção, que contam com esses lucros para complementar a fraca venda de bilhetes ou para compensar as receitas perdidas com filmes de baixo desempenho.
É por isso mesmo que, apesar das bilheteiras falharem, o merchandising vendido justifica o lançamento de sequelas desanimadoras – enquanto as pessoas ainda estiverem a comprar os itens relacionados com os filmes então é necessário criar uma sequela! Desde candeeiros, t-shirts, porta-chaves ou canecas personalizadas: tudo vale para render mais dinheiro!
Mas não são apenas os fracassos de bilheteira que fazem a maior parte das suas receitas na venda de merchandising. Qualquer filme incrivelmente bem sucedido tem um acordo de licenciamento em vigor para que todos possam capitalizar a sua popularidade. No caso de Star Wars, as receitas obtidas com A Força Desperta deu à Disney a margem necessária para assumir o risco de realizar um filme único como Rogue One – uma obra que tinha menos potencial de merchandising do que outros títulos da mesma saga.
O merchandising sempre fez parte da indústria cinematográfica, mas alguns filmes capitalizaram realmente em produtos de consumo de marca. Por vezes, a mercadoria vendia-se a si própria. Outras vezes, as empresas cinematográficas apresentavam brilhantes estratégias de marketing para os seus produtos. Seja como for, todos os filmes que mencionamos neste artigo obtiveram imenso sucesso fora das bilheteiras.